Os significados originais das cores da bandeira do Brasil

Nem todo mundo sabe, mas o conteúdo da bandeira brasileira tinha, na época do Império, outros significados. O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado.

expressao_ordem_progresso81

 

As mudanças aconteceram quando a bandeira atual foi confeccionada, em 1889, ano da Proclamação da República. Ela herdou os símbolos do estandarte imperial, mas mudou os significados. Esta mudança de significados também se deve ao fato de que os republicanos queriam desassociar as figuras simbólicas do Império. Também incorporou a frase “Ordem e Progresso”, que foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época.

O positivismo ditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna. A frase original, cunhada pelo positivista Augusto Comte, era “o amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima”.

 

Sobre a Proclamação da República, veja esse pequeno vídeo, produzido pelo Brasil Paralelo

Fontes:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/os-significados-originais-das-cores-da-bandeira-do-brasil/ (adaptado)
https://www.youtube.com/channel/UCKDjjeeBmdaiicey2nImISw