Gaste menos do que você ganha

Você sabia que é muito importante falarmos sobre “orçamento” e “autoconhecimento financeiro”?

Parece óbvio, mas tudo isso começa em “conhecer-se financeiramente”. Acredite ou não, muitas pessoas sequer tem o costume de olhar o extrato de sua conta bancária e acham que tem controle em suas “finanças pessoais”.

 


 

Por isso, para começarmos, deixo uma dica simples, mas muito complicada de ser executada na vida financeira de muitos, é uma frase curta que diz: o básico é o mais importante.

Comece criando o hábito de olhar para seu extrato com frequência, identificando exatamente quanto entra e quanto sai, para chegar no ponto crucial das finanças pessoais, gastar menos do que você ganha. São coisas básicas que vão gerar o conhecimento das finanças, que trarão grandes metas. Nesta jornada do controle do seu dinheiro, existem pessoas que acreditam que gastam menos, quando, na verdade, gastam mais.

 


 

Finanças

 

Cuidado! Não caia em crédito, com parcelamentos supostamente sem juros, que “criam sensação de poder de compra”, sem que de fato haja, onde na verdade a dívida é constantemente “rolada”. Cria-se a falsa sensação de adimplência, afinal, a conta está no azul. Porém, o acúmulo de parcelas e juros, em algum momento, trará a realidade à tona, de modo que será muito difícil reverter a situação, ou seja, faturas acima do que você pode pagar. E toda essa problemática se converge, novamente, para um mesmo ponto: falta de conhecimento e de interesse por finanças pessoais.

 

A partir do momento em que se adquire o conhecimento básico, de modo que suas finanças pessoais sejam parte integrante de sua rotina, fica muito mais simples a tarefa de gastar menos do que se ganha.

Então vai a dica, conheça suas finanças pessoais, até criar um hábito natural e o controle suas emoções no cartão, para não cair no erro de achar que está comprando sem juros.

 

Professor e educador financeiro: Robson Salviano

 

Finanças pessoais

💰 Clique aqui e faça sua pré-inscrição para o Curso de Finanças Pessoais