5 Dicas Para a Sua Redação Neste Enem

Na hora de escrever sua redação para o Enem, lembre-se:

 

lâmpada1. Use a norma-padrão da língua portuguesa

Cuidado com regência, colocação pronominal, crase e ortografia. Procure elaborar estruturas sintáticas limpas a fim de alcançar um excelente conhecimento da língua. Cuidado com o registro: não use gírias, abreviações e coloquialismos.

 

lâmpada2. Observar o Tipo de Texto e o Tema da redação

Sua redação é um texto dissertativo-argumentativo, por isso deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão bem desenvolvidos; utilize um repertório sociocultural pertinente ao tema, legitimado e de uso produtivo. Cuidado para não fugir do tema! Observe todos os elementos da proposta de redação e aborde todos eles no seu texto.

 

lâmpada3. Elaborar um bom projeto de texto e desenvolver os argumentos

Selecione, organize, interprete e relacione fatos, opiniões e argumentos que vão lhe ajudar a defender sue ponto de vista. Faça isso ANTES de iniciar seu texto. Desenvolva seus argumentos durante todo o texto, não cite algo que não irá desenvolver na redação.

 

lâmpada4. Usar elementos textuais de coesão e coerência

“Ligue as pontas” de seu texto, usando elementos coesivos como: logo; portanto; além disso; dessa forma; embora; contudo; é possível concluir que… etc. Use-os de forma adequada entre os parágrafos e dentro deles também.

 

lâmpada5. Fazer uma proposta de intervenção completa

Você não precisa apresentar várias propostas para o problema em questão, mas apenas uma bem desenvolvida. Ela deve apresentar: agente (quem?); ação (o quê?); meio/modo (como?); efeito (para quê?) e o detalhamento de algum dos elementos anteriores.

Larissa

Profa. Larissa Duarte – Colaboradora do site.