A Arte e o Lúdico no Desenvolvimento da Criança

A criança gosta de fazer o que lhe dá prazer e alegria. Brincar, jogar, desenhar e pintar envolve-a por completo de forma a valorizar sua criatividade, seus desejos e suas habilidades psicomotoras.

A psicomotricidade e a ludicidade estão profundamente interligadas ao desenvolvimento da criança, tanto corporal quanto emocionalmente, o que torna primordial trabalhar estes elementos desde os primeiros anos de vida.

 

Curso de Artes

 

A arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para o adulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética. Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, pois “a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar” (SANS, 1995, p. 21).

As artes visuais desenvolvem a capacidade de percepção visual, importante desde a alfabetização até a solução de grandes conflitos da adolescência. Por isso, incluir práticas lúdicas e artísticas na vida dos pequeninos pode ser um grande diferencial para o desenvolvimento psicomotor e holístico.

 

Oficina de Construção de Brinquedos

Traga seu filho, a partir de 3 anos.
Dia 03 de novembro, às 15h.

Studio de Artes

Clique aqui e faça sua pré-inscrição.

 

 

Fontes:
http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34
https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola.html
http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?psicomotricidade-infantil-a-arte-de-brincar-e-aprender-atraves-do-ludico&codigo=TL0382&area=d6